Profª Rayza Sarmento

  • Entre “velhos”, “novos” e “novíssimos”: internet e ativismo político no Brasil

Este projeto de pesquisa é desenvolvido no âmbito do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa (DCS/UFV) e foi aprovado como requisito de entrada obrigatório para a carreira de professora adjunta do edital 31/2017. O projeto busca entender as reconfigurações proporcionadas pela internet para o ativismo político no Brasil, a partir de uma perspectiva comparativa. Trata-se não apenas de olhar o uso feito por organizações que surgem e se desenvolvem em meio ao uso intensivo da web 2.0 (“os novíssimos”), mas especialmente de grupos de ativismo anterior a ela, classificados na literatura corrente como ‘velhos’ e ‘novos’ movimentos sociais. A pesquisa se beneficia do contexto de uma universidade fortemente agrária, como a UFV, com projetos ligados a uma série de movimentos clássicos (como os do campo), mas que abriga disputas intensas sobre construções político-identitárias, acerca de relações de raça, gênero e sexualidade.

  • Atuação do movimento feminista brasileiro na  internet: entre ‘ciberfeminismo’, ‘ativismo feminista digital’ e ‘feminismo 2.0’

O projeto de pesquisa mapeia a forma como se dá o uso da internet pelos movimentos feministas brasileiros, a fim de entender os repertórios de ação, os embates discursivos e a forma como o ativismo digital reconfigura a discussão acerca do sujeito do feminismo. Sua fase atual é de revisão de literatura sobre o que foi produzido acerca de internet, gênero e política no país entre os anos de 2000 a 2017.

 

Anúncios